fbpx

Dicas de sustentabilidade para hotéis

0 Comments

Atualmente, praticar a sustentabilidade se tornou essencial para cuidarmos melhor dos recursos de nosso ambiente, que vem sendo desgastados de forma muito intensa.

Dentro do ramo hoteleiro, desenvolver uma política sustentável é um dos primeiros passos para iniciar um bom programa de sustentabilidade.

Uma política bem escrita e bem implantada poderá nortear o caminho que será seguido pelo hotel e seus funcionários dali em diante.

Durante um momento de decisão, o hotel sustentável deve levar em conta todos os impactos socioambientais, desde a contratação de novos funcionários até o início de novos investimentos. Quando o hotel decide que é hora de expandir a quantidade de acomodações, por exemplo, deve levar em conta os possíveis impactos que serão causados à comunidade e à natureza. Ter uma política de sustentabilidade bem planejada nesse momento ajudará a gestão do hotel a tomar as melhores decisões.

ECONOMIA DE ÁGUA

  • Desenvolva um programa junto a uma empresa de economia de água para reduzir o custo de água do Hotel.
  • O que uma empresa de Economia de água faz:
  • Campanhas de conscientização no uso de toalhas e lençóis, diminuindo a demanda para lavagem;
  • Utilizam torneiras de fluxo reduzido em todo o estabelecimento;
  • Buscam utilizar um mecanismo duplo de descarga nos sanitários, fazendo com que seja liberada apenas a quantidade necessária de água para aquele momento;
  • Reaproveitamento da água da piscina;
  • Implantam um sistema de irrigação eficiente, que regue as plantas em horários de pouca luz solar, impedindo que a água evapore e se perca;
  • Implementam um sistema de captação de água da chuva para finalidades de irrigação dos jardins ou utilizar água reciclada.

Economia de energia e Reciclagem também fazem parte do programa de hotel sustentável.

Ter uma política de sustentabilidade é importante também para que a comunidade e os funcionários saibam que os aspectos de respeito à natureza e seus recursos são valorizados pelo seu hotel. Ser um hotel sustentável é muito mais que colocar regras num papel. É agir de acordo com os princípios estabelecidos e motivar à comunidade a fazer o mesmo.

Categories: