fbpx

Economia e Qualidade da Água na Indústria.

0 Comments

Muito além da importante preocupação ambiental e da saúde da população, o processo de melhora da qualidade da água para uso industrial pode ainda economizar muitos recursos no processo produtivo.

Presente diretamente na produção de alguns insumos, como no processo industrial e na higienização, a água com uso eficiente na indústria e comércio pode ser utilizada em processos de recirculação, reúso, e redução de consumo. Para essas ações, é fundamental que seja medida a qualidade da água na fonte de entrada, os processos internos de uso e a saída da água.

A água essencial para uso na indústria deve ter características importantes de potabilidade, como ausência de odor e sabor indesejáveis, contagem microbiológica dentro dos padrões estabelecidos para o uso final, ausência de níveis de metais tóxicos, dureza da água, entre outros.

Falhas no processo de tratamento da água podem alterar o produto final, com perda das características padrão,  características nutricionais, valor comercial ou até mesmo causa de infecções e processos de intoxicação alimentar graves.

Além disso, a água proveniente de reaproveitamento economiza recursos, que podem ser destinados para outros fins.

O gerenciamento da água portanto é melhor para a saúde pública, já que apenas um litro de água contaminada é capaz de afetar quilômetros de rios e seres vivos, e melhor para indústria, que ganha com a eficiência de processos.

Fundamental ainda, é o gerenciamento desse recurso natural para empresas que desejam se posicionar como sustentáveis em um mercado tão competitivo.

Fonte: FUSATI

Categories: